"António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa

                                       a absoluta incógnita"

 

 

Quantos portugueses saberão quem é António Sampaio da Nóvoa?

 Foi à frente da Universidade de Lisboa que desenhou o seu excelente trabalho e percurso académico. Contudo não é expectável que isso tenha sido muito notado pelos eleitores.

 

Quem é, portanto Sampaio da Nóvoa? Um candidato com consistência política? Devido ao seu percurso profissional e académico? 

Ex-reitor da Universidade de Lisboa, duplamente doutorado, em História da Educação, pela Universidade de Genebra, e História Moderna e Contemporânea, pela Sorbonne de Paris, Sampaio da Nóvoa ganhou visibilidade desde que presidiu às comemorações do Dia de Portugal, em 2012.

Fez-se notar por um discurso de apelo à mudança. Com um país em plena crise, "Nóvoa" declarou que "precisamos de ideias novas que nos deem um horizonte de futuro". "Precisamos de alternativas. Há sempre alternativas."

A esquerda gostou do que ouviu, da crítica à "arrogância do pensamento inevitável" que "é o contrário da liberdade". No ano seguinte, foi pela mão de Mário Soares que participou no encontro "Libertar Portugal da Austeridade", para, um ano depois, ter sido a estrela convidada para o discurso do congresso socialista, que elegeu António Costa como líder.

 

Homem de família, casado e pai, nasceu em Valença do Minho, terra da sua mãe, em 1954.

Filho de um juíz, desde novo soube o significado de família, cresceu na mesma casa juntamente com os seus quatro irmãos  e com a mãe que sempre teve como principal "investimento" a família. "Nóvoa" conviveu de perto com famílias nobres e numerosas, algumas delas com os filhos a estudar na Universidade de Coimbra e como tal com algumas contenções económicas.

Sempre viu no seu pai um exemplo a seguir, uma tentativa fortíssima de ser o melhor no lugar que ocupava. 

 

                                               “Não serei um espetador impávido da degradação da nossa vida públicaSampaio da Nóvoa 

 

 

Mudou-se para Coimbra para jogar na Académica. Talento promissor, dois anos depois de estudar matemática e viver em Coimbra, largou tudo pela paixão pelo teatro e partiu para Lisboa. Só mais tarde abraçou a academia.

 

No final da década de 70 partiu para Genebra, onde completou o seu primeiro doutoramento em História da Educação no ano de 1986. O doutoramento na Universidade de Sorbonne é recente, 2006.  Estes anos foram centrais para a vida de "Nóvoa", tanto a nível intelectual como de formação académica.

Regressou a Lisboa por motivos familiares incontornáveis, o nascimento do filho, que coincidiu com o final da tese de doutoramento. 

Sampaio Nóvoa, foi Consultor do Presidente da República para a Educação, entre 1996 e 1999, tem uma vasta obra científica e várias colaborações com universidades europeias e norte americanas. Foi agraciado com diversos prémios e distinções, com destaque para a Ordem do Rio Branco, pelo Presidente da República Federativa do Brasil, e a Grã-Cruz da ordem da Instrução Pública, pelo Presidente da República portuguesa, em 2005.

Chegou em 2006 a reitor da Universidade de Lisboa, de onde saiu em 2013 com um novo feito no seu curriculum: a unificação das duas maiores universidades da capital, a Clássica e o Técnico, que assim se tornaram o maior polo académico do País.

Mais recentemente (2014) foi o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra, “pela sua notável carreira e trabalho desenvolvido na área da Educação”. Recentemente, realizou uma missão internacional da UNESCO junto do Governo brasileiro e foi Professor Visitante da Universidade de Brasília.

 

No passado mês de Abril, decorreu no Teatro da Trindade, em Lisboa a apresentação oficial da candidatura de Sampaio da Nóvoa ás presidenciais do próximo ano, perante uma plateia de mais de 450 pessoas. 

 

  "É em nome desse outro projeto, desse outro destino que venho aqui, hoje, declarar-vos solenemente, e declarar a todo o país que sou candidato a Presidente da República portuguesa." Sampaio da Nóvoa

 

 

 

 

Copyright © Sociedade Digital | Privacidade | Termos & Condições |   CrowdFunding Networks | Powered by Markup®